Formação e semiformação: notas sobre a docência de Filosofia no nível médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17785

Resumo

Na atualidade, há uma compreensão de que é preciso estabelecer na vida humana bases educativas mais justas e igualitárias. Isso requer que haja uma boa formação nas universidades e nas escolas capaz de desenvolver uma educação para o pensamento crítico e reflexivo. Dentre as diversas áreas dessa formação, destacamos a Filosofia. Este artigo objetiva exercer uma reflexão acerca da formação do docente de Filosofia e do seu ensino no nível médio, tomando como base teórica a questão da semicultura e da semiformação em Adorno. Destacamos a necessidade de relacionar essa formação com a pesquisa, apontando ao mesmo tempo as dificuldades de compreender as especificidades das modalidades bacharelado e licenciatura. Focalizamos o estágio como um espaço de pesquisas e de construções teórico-filosóficas. Entendemos, então, que a relação ensino, pesquisa e estágio é um forte elemento de superação da semiformação na área de Filosofia. Tecemos ainda algumas considerações acerca dos conteúdos e diretrizes metodológicas para o seu ensino no nível médio. Em nossas conclusões, destacamos a importância da Filosofia e do seu ensino na vida social das pessoas e, consequentemente, na formação dos jovens, rogando para que ela permaneça no nível médio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Maria Nobre Lopes, Universidade Federal do Ceará - Professora

Professora de Filosofia da FACED/UFC, Departamento de Fundamentos da Educação. Editora responsável da Revista Educação em Debate do PPGE/FACED/UFC. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - FACED/UFC e do Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO - ICA/UFC.

Downloads

Publicado

02-04-2018

Como Citar

Nobre Lopes, F. M., & Silva Filho, A. L. da. (2018). Formação e semiformação: notas sobre a docência de Filosofia no nível médio. Sofia , 6(3), 106–122. https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17785

Edição

Seção

Dossiê Filosofia e Educação/ Filosofia e Ensino