Sobre a prudência, da educação e da filosofia

Autores

  • Lucia Schneider Hardt Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-4939-0156
  • Rosana Silva de Moura Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Estudos especializados em Educação

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17834

Resumo

Resumo: Nosso propósito neste ensaio é o de pensar alguns elementos da constelação do cenário da educação brasileira, tendo em vista o aporte filosófico de Nietzsche e Gadamer. Pretendemos discutir aspectos da formação humana - questão filosófica de primeira grandeza na Área de Filosofia da educação, considerando as contribuições destes dois filósofos alemães que olharam de modo crítico para a tradição, sem descartá-la, ao contrário, fortalecendo justamente o conceito de formação por um esforço grandioso de torná-la verdadeiramente autêntica. O olhar crítico persegue não apenas a destruição do que é limitante na tradição, mas quer também destacar aquilo que ainda pode fazer sentido no instante da queda do humano em face da destruição e de sua inexorável busca pela educabilidade humana.

 

Palavras-chave: Educação. Nietzsche. Gadamer. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Schneider Hardt, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada II do Departamento de estudos especializados em Educação da UFSC. Professora de Teorias da Educação e Filosofia da Educação. Pesquisa a relaçoa Nietzsche e a Educação.

doutora em Educação (UFRGS). Professora PPGE/UFSC. Coordena pesquisas em Nietzsche e a Educação (http://biografia.paginas.ufsc.br/).

Rosana Silva de Moura, Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Estudos especializados em Educação

Professora de Teorias e Filosfia da Educação do Departamento de Estudfos Especializados/UFSC

Doutora em Educação (UFRGS). Professora PPGE/UFSC. Coordena pesquisas em hermenêutica filosófica (http://hermeneuticas.paginas.ufsc.br/

Downloads

Publicado

02-04-2018

Como Citar

Hardt, L. S., & Moura, R. S. de. (2018). Sobre a prudência, da educação e da filosofia. Sofia , 6(3), 81–93. https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17834

Edição

Seção

Dossiê Filosofia e Educação/ Filosofia e Ensino