Contribuições da Retórica para o Ensino de Filosofia
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17952Resumo
Este artigo parte da premissa de que a Retórica de Aristóteles contém ensinamentos de grande valia para as práticas docentes, especialmente aquelas dos professores de filosofia. Investe numa exposição resumida e ilustrada do conteúdo dos seus três livros, buscando estimular uma leitura séria e paciente do texto original. Têm especial atenção as noções de pistis, entendida em escopo mais amplo que o da persuasão argumentativa, e de topos, repensado como espécie de relevo discursivo definidor de caminhos e lugares-comuns capazes de sustentar discursos convincentes, dignos de atenção.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-04-2018
Como Citar
Lyra, E. (2018). Contribuições da Retórica para o Ensino de Filosofia. Sofia , 6(3), 94–105. https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17952
Edição
Seção
Dossiê Filosofia e Educação/ Filosofia e Ensino
Licença
Copyright (c) 2018 Sofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.