Genealogia epistêmica e normas de credibilidade

Autores

  • Breno Ricardo Guimarães Santos Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v7i1.19387

Resumo

Neste ensaio, eu apresento duas maneiras de conceber uma explicação genealógica do conceito de conhecimento. A primeira delas através da hipótese do estado epistêmico de natureza elaborada por Edward Craig, na qual conhecimento é compreendido como um conceito evoluído a partir do conceito de bom informante. Depois de considerar o projeto de Craig, eu traço um paralelo entre essa abordagem e a explicação valorativa de Miranda Fricker sobre o mesmo conceito. Em seguida, eu apresento e discuto o desenvolvimento social que Fricker oferece à genealogia de Craig, onde ela sugere que as noções de bom informante e de conhecimento são necessariamente dependentes do estabelecimento de uma norma de credibilidade, e que esta norma deve ser vista como inerentemente política. Por fim, defendo uma ilustração a partir do trabalho de Kristie Dotson de como ambas as abordagens genealógicas poderiam explicar e oferecer soluções para falhas na normatividade de nossos sistemas epistêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Ricardo Guimarães Santos, Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciado em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio doutoral na Northwestern University (EUA) e estágio pós-doutoral na Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma Universidade, e Pesquisador Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília. Atua nas áreas de Epistemologia Contemporânea, Epistemologia Social, Ética, Filosofia Política e Filosofia Geral.

Downloads

Publicado

30-07-2018

Como Citar

Guimarães Santos, B. R. (2018). Genealogia epistêmica e normas de credibilidade. Sofia , 7(1), 126–146. https://doi.org/10.47456/sofia.v7i1.19387

Edição

Seção

Dossiê Epistemologia