Duas correções à epistemologia de Popper

Autores

  • Remi Schorn UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v7i1.19391

Resumo

Este artigo discute duas concepções relativas a dois problemas filosóficos e apresenta formulações teóricas mais compatíveis com as demais dimensões da proposta epistemológica de Popper. O primeiro problema é: o conhecimento corresponde ao seu conteúdo? Mostramos que a concepção de verdade correspondencial, defendida pelo autor, não é a mais adequada e que uma concepção coerentista falibilista, articulada com uma ontologia relacional, é mais apta ào sistema teórico de Popper. O segundo problema é: a totalidade do existente pode ser apreendida por teorias científicas ou abordagens teóricas dessa ordem guardam, necessariamente, elementos metafísicos? Sustentar-se-á que a concepção de demarcação entre ciência e não ciência é impeditiva à constituição de uma cosmologia consequente, por fracionar o que a intuição criativa conjectural projeta como racionalidade capaz de aumentar a crítica objetiva às teorias vigentes e desafiar a racionalidade estabelecida nos programas de pesquisa. Aqui a deficiência da epistemologia popperiano será corrigida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Remi Schorn, UNIOESTE

Possui graduação e especialização em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é pesquisador da Unijuí, Universidade de Lisboa no CFCUL e, pesquisador e professor da Graduação e mestrado em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro da SBFA. Pesquisa, publica e leciona em Filosofia da Linguagem, Filosofia da Ciência, Epistemologia e Filosofia da Cosmologia. Atua principalmente nos seguintes temas: ciência, epistemologia, falibilismo, conhecimento e crítica.

Downloads

Publicado

30-07-2018

Como Citar

Schorn, R. (2018). Duas correções à epistemologia de Popper. Sofia , 7(1), 163–177. https://doi.org/10.47456/sofia.v7i1.19391

Edição

Seção

Dossiê Epistemologia