O que pode a filosofia da música? Física e metafísica da música em Schopenhauer

Autores

  • Daniel Pucciarelli UFMG

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v7i2.21267

Resumo

Em termos gerais, o artigo investiga as potencialidades e limites do discurso filosófico sobre música a partir do pensamento de Arthur Schopenhauer. Mais especificamente, pretende-se plausibilizar a tese de que a filosofia da música de Schopenhauer, por operar de maneira autoconsciente no terreno da analogia e por se compreender como uma metafísica robusta da música, é um espaço privilegiado para se estudar a natureza mesma da estética filosófica. Para tal, o artigo oferece uma reconstrução panorâmica tanto das principais linhas de força do seu sistema quanto de sua estética, para enfim interrogar a fundamentação de seus procedimentos de elaboração conceitual a partir de desdobramentos da estética e teoria musicais do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Pucciarelli, UFMG

Doutor em Filosofia pela Universidade de Munique. Pesquisador de pós-doutorado (PNPD-Capes) junto ao Departamento de Filosofia da UFMG.

Downloads

Publicado

28-02-2019

Como Citar

Pucciarelli, D. (2019). O que pode a filosofia da música? Física e metafísica da música em Schopenhauer. Sofia , 7(2), 226–239. https://doi.org/10.47456/sofia.v7i2.21267

Edição

Seção

Dossiê Schopenhauer