O retrato deleuziano de Nietzsche: uma imagem intempestiva do pensamento

Autores

  • Guilherme Almeida Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Filosofia-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v4i1.8100

Resumo

O artigo discute a recepção e as linhas interpretativas do pensamento de Nietzsche aberta pela monografia de Deleuze, Nietzsche e a Filosofia, originalmente publicada em 1962, a qual foi parte fundamental da reabilitação da filosofia nietzschiana no cenário francês do pós-guerra. Ao ler o eterno retorno de Nietzsche como um pensamento sintético sobre o tempo, Deleuze propõe uma distinção original entre as forças (empíricas) e a vontade (transcendental) que se insere em uma problematização interna a obra do filósofo francês, acerca dos limites da representação na compreensão trágica da diferença, distante das figuras da reconciliação dialética. Nesse sentido, para Deleuze, Nietzsche teria sido o filósofo que mais colaborou para uma nova imagem do pensamento, assim como para a afirmação de outra relação entre a filosofia e a história, e que não seria nem histórica, nem eterna, mas intempestiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Almeida Ribeiro, Programa de Pós-Graduação em Filosofia-UFRJ

Doutorando em Filosofia no PPGF-UFRJ (Programa de Pós Graduação em Filosofia/UFRJ) Graduado em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Psicologia (Bacharelado, Licenciatura Plena e Formação de Psicólogo) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS-UERJ), com a dissertação "Nas Trincheiras do Pós-Guerra: Filosofia Francesa, Subjetividade e História. uma aventura arqueogenealógica (1945-1966). Atualmente é professor de Filosofia da FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro), lotado no ISERJ (Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro) e na Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC).

Downloads

Publicado

07-07-2015

Como Citar

Ribeiro, G. A. (2015). O retrato deleuziano de Nietzsche: uma imagem intempestiva do pensamento. Sofia , 4(1). https://doi.org/10.47456/sofia.v4i1.8100