As Diretrizes Curriculares da ABEPSS e os valores éticos e políticos para a formação profissional em Serviço Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n32p97-121

Resumo

O presente artigo é oriundo das construções e reflexões acerca do Projeto Ético-Político no âmbito da Formação Profissional em Serviço Social. Objetiva refletir sobre a importância do fortalecimento do projeto de Formação Profissional hegemônico da categoria, nos marcos da púbere direção social, ética e política da profissão, engendrada na teoria social marxista, na perspectiva de intenção de ruptura, enfatizando as Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996 enquanto referência para a formação nesta proposta crítica. Finda com reflexões que abalizam desafios presentes na atual contextura e a tarefa imperativa das entidades da categoria (ABEPSS, CFESS/CRESS e ENESSO) na construção de ações políticas e coletivas unificadas com as bases, com vistas ao fortalecimento deste projeto de formação que confere também a um projeto de sociedade. 

Biografia do Autor

Tales Willyan Fornazier Moreira

Assistente Social, graduado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos, Formação e Exercício Profissional em Serviço Social/GEFEPSS da UFTM.

Lesliane Caputi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM

Assistente Social, Mestre e Doutora em Serviço Social. Docente do Departamento de Serviço Social da UFTM. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos, Formação e Exercício Profissional em Serviço Social/GEFEPSS da UFTM.

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Publicado

2017-02-26