PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS

Autores

  • Janaina Lopes do Nascimento Duarte Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n35p119-136

Resumo

Atualmente, a educação superior vem se constituindo como parte integrante do projeto de mundialização do capital, o que vêm alterando o sentido da produção do conhecimento, a universidade pública e o trabalho docente, mais intensificado e pautado por uma lógica empresarial. O objetivo deste texto é problematizar o trabalho docente do assistente social na pós-graduação, considerando seus dilemas e desafios atuais. Assim e como resultado de pesquisa de doutorado, realizada com 52 docentes assistentes sociais inseridos em IES federais, discutiremos: a pós-graduação strito sensu na área do Serviço Social, origens e questões atuais; as atividades docentes como expressões da intensificação do trabalho atual; a produção intelectual e o produtivismo acadêmico em questão; por fim, apresentaremos considerações finais na direção da defesa da educação superior e da resistência coletiva.

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Biografia do Autor

Janaina Lopes do Nascimento Duarte, Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB)

Assistente Social, mestre e doutora em Serviço Social, docente adjunta do Departamento de Serviço Social da UnB. Área de estudo e pesquisa: Serviço Social e Educação Superior.

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Publicado

30-06-2018

Como Citar

Duarte, J. L. do N. (2018). PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS NAS FEDERAIS. Temporalis, 18(35), 119–136. https://doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n35p119-136