A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ABEPSS ITINERANTE: A ATUALIDADE DO PROJETO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL FRENTE À CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO.

Autores

  • Maria Helena Elpidio Abreu Docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Doutoranda da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22422/2238-1856.2013v13n25p113-132

Resumo

O artigo se apresenta como parte da sistematização do Projeto intitulado ABEPSS Itinerante, implementado pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Parte da experiência como docente e da análise de elementos avaliativos organizados nos relatórios regionais da Entidade. Trata-se de uma expressão ou apreensão limitada da magnitude do que representou a elaboração, a materialização e os desdobramentos do projeto nas suas dimensões política e pedagógica. Buscou-se articular os pressupostos teóricos que norteiam a análise da realidade e o projeto de formação profissional do Serviço Social no contexto da contrarreforma do ensino superior com os objetivos, possibilidades e desafios levantados com a materialização do Abepss Itinerante. Interessa-nos realçar a experiência como estratégia na defesa Formação Profissional consubstanciada nas Diretrizes Curriculares.

Palavras-chave: Serviço Social. Formação Profissional. Projeto ABEPSS Itinerante.  Contrarreforma do ensino.

Biografia do Autor

Maria Helena Elpidio Abreu, Docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Doutoranda da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Mestre em Educação (UFES)

Doutoranda da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Coordenadora Nacional de Graduação da ABEPSS (gestão 2011-2012)

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Publicado

2017-02-13