A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ABEPSS ITINERANTE: A ATUALIDADE DO PROJETO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL FRENTE À CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO.

Maria Helena Elpidio Abreu

Resumo


O artigo se apresenta como parte da sistematização do Projeto intitulado ABEPSS Itinerante, implementado pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Parte da experiência como docente e da análise de elementos avaliativos organizados nos relatórios regionais da Entidade. Trata-se de uma expressão ou apreensão limitada da magnitude do que representou a elaboração, a materialização e os desdobramentos do projeto nas suas dimensões política e pedagógica. Buscou-se articular os pressupostos teóricos que norteiam a análise da realidade e o projeto de formação profissional do Serviço Social no contexto da contrarreforma do ensino superior com os objetivos, possibilidades e desafios levantados com a materialização do Abepss Itinerante. Interessa-nos realçar a experiência como estratégia na defesa Formação Profissional consubstanciada nas Diretrizes Curriculares.

Palavras-chave: Serviço Social. Formação Profissional. Projeto ABEPSS Itinerante.  Contrarreforma do ensino.


Palavras-chave


Serviço Social. Formação Profissional. Projeto ABEPSS Itinerante. Contrarreforma do ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


ABEPSS. ABEPSS Itinerante: as diretrizes curriculares e o projeto de formação. Brochura para o curso de atualização. Brasília: ABEPSS, 2012.

ABEPSS. Revista Temporalis 14. Diretrizes Curriculares do curso de serviço social: sobre o processo de implementação. Brasília: ABEPSS, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL–ABEPSS. Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social. In: Cadernos ABESS nº 7. São Paulo: Cortez, 1997.

ABEPSS regional Centro-Oeste. Relatório do Projeto ABEPSS Itinerante. Mimeo. Brasília: Outubro, 2012.

CFESS, ABEPSS e ENESSO. “Sobre a Incompatibilidade entre Graduação à Distância e Serviço Social”. Brasília, CFESS, 2010.

BEHRING, Elaine R.; et. al. Capitalismo em crise: política social e direitos. São Paulo: Cortez, 2010.

BEHRING, Elaine R. Rotação do capital e crise: fundamentos para compreender o fundo público e a política social. In SALVADOR, Evilásio. et.al. Financeirização, fundo público e política social. São Paulo: Cortez, 2012.

CASTELO, Rodrigo. O social-liberalismo e a miséria ideológica da economia do bem-estar. In MOTA, Ana Elisabete. Desenvolvimentismo e construção de hegemonia. São Paulo: Cortez, 2012.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

__________. A finança mundializada. São Paulo: Boitempo, 2011.

GONÇALVES, Reinaldo. Novo Desenvolvimentismo e liberalismo enraizado. Revista Serviço Social e Sociedade nº 112. São Paulo: Cortez, 2012. 637-671

HARVEY, O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.

HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.

IAMAMOTO, Marilda V. e CAVALHO, Raul. As relações sociais e o Serviço Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 1995.

IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social em tempo de capital fetiche. São Paulo: Cortez, 2007.

_____________. O Serviço Social na cena contemporânea. In Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

MÉSZÁROS, Istvan. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

__________. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

MOTA, Ana Elizabete. Cultura da crise e seguridade social: um estudo sobre as tendências da previdência e da assistência social brasileira nos anos 80 e 90. São Paulo: Cortez, 1995.

MOTA, Ana Elisabete (org). Desenvolvimentismo e construção de hegemonia. São Paulo: Cortez, 2012.

NETTO, J. P. Transformações societárias e Serviço Social – notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. In Revista Serviço Social e Sociedade nº 50. São Paulo, Cortez, 1996, 87-132.

NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e Serviço Social. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

NETTO. A construção do projeto ético-político do serviço social. In MOTA, Ana Elisabete, et. al. Serviço Social e Saúde. São Paulo: OPAS, OMS, MS,Cortez, 2007.

PEREIRA, Larissa Dahmer. ALMEIDA, Ney L. T. Serviço Social e Educação. Coletânea Nova de Serviço Social. Rio de Janeiro: Lumen Juris editora, 2012.

SANTOS, Claudia Mônica - Na Prática a Teoria é outra? Mitos e Dilemas na Relação entre Teoria, Prática, Instrumentos e Técnicas no Serviço Social – Rio de Janeiro: Editora Lumen/ Juri, 2010.

SANTOS, Cláudia Mônica. ABREU, Mª Helena Elpidio. Os impactos da Política Nacional de Estágio na Formação Profissional frente à Universidade neoliberal In: Revista Em Pauta nº 27. Rio de Janeiro: FSS/UERJ, 2011.




DOI: https://doi.org/10.22422/2238-1856.2013v13n25p113-132

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES:

Latindex: http://www.latindex.unam.mx/

Dialnet: http://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=19796

IndexCopernicus: http://journals.indexcopernicus.com/passport.php?id=8544

Portal de periódicos da Ufes: http://peridicos.ufes.br

Diadorim-IBICT: http://diadorim.ibict.br/handle/1/319

LICENÇA:

CC BY https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/