Sobre a Revista

ISSN 1980-0096.

Foco e Escopo

A principal finalidade do periódico é constituir um espaço virtual de debate  que resulte em idéias originais e iniciativas transformadoras. É exigida a  originalidade do texto submetido à revista. Convidamos a todos a acessar e contribuir com a manutenção da revista mediante a publicação de artigos inéditos, resenhas, traduções e documentos historiográficos de autoria de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Os artigos são agrupados em dossiês ou temas livres.

Contamos com o modelo de publicação em fluxo contínuo, ou seja, uma vez aprovado o texto para publicação ele será disponibilizado em até 30 dias em nosso site, não sendo necessário que o autor aguarde o fechamento de uma edição para ter seu texto publicado. Nossa periodicidade de edições é quadrimestral, sendo publicadas três edições por ano. Cada edição não possui paginação sequencial; os textos são registrados com um número de identificação único (elocation-id) que pode ser utilizado como referência. 

Histórico

Ágora foi criado em 2005 pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo com o objetivo de criar periódico com perfil inclusivo de pós-graduandos como proponentes de artigo. A corrida pela qualificação dos periódicos do sistema de avaliação dos programas de pós-graduação tornaram as revistas mais qualificadas no país quase inacessíveis aos mestrandos e doutorandos, em grande parte, em razão da obrigatoriedade de um doutor como um dos proponentes do artigo submetido. Não obstante, a Ágora mantém política de alta qualificação do periódico com obediência às melhores práticas de publicação.

Em 2012, a Ágora se transforma em revista eletrônica diante da expectativa à época de superação do modelo de revistas impressas, passando a estar sediada  na plataforma Periódidos da Universidade Federal do Espírito Santo - https://periodicos.ufes.br/. Em 2020, Ágora passou a adotar a publicação de fluxo contínuo com o planejamento de três números anuais com periodicidade quadrimestral entre os números do periódico. A política de fluxo contínuo visou acelerar a publicação dos artigos antes da composição completa dos números do Ágora. O Scielo recomenda a publicação em fluxo contínuo, pois "[...] promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas com inúmeras vantagens para os usuários de informação científica: pesquisadores, estudantes, leitores, editores e agências de financiamento".

A trajetória da Revista Ágora traduz o esforço permanente com critérios acadêmicos avançados de publicação periódica de artigos avaliados por pares sob a gestão do conselho editorial do periódico. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Artigos e resenhas encaminhadas à Revista Ágora passarão por uma pré-seleção em que se avaliará a pertinência dos textos em relação à proposta temática da revista. Uma vez aceitos na pré-seleção, os artigos serão encaminhados a dois pareceristas que, mediante consideração da temática abordada, seu tratamento, clareza da redação e concordância com as normas da revista, podem:

  • Recomendar a publicação, com ou sem sugestões (cabendo ao autor acatá-las ou não);
  • Aprovar mediante reformulação, o que implica o reenvio do texto ao parecerista após as alterações realizadas pelo autor;
  • Recusar a publicação.

No caso de dois pareceres discordantes, o texto será enviado a um terceiro parecerista.  Convém ressaltar que os pareceres têm caráter sigiloso e imparcial, uma vez que os nomes dos autores dos textos (e sua filiação institucional) não são divulgados aos avaliadores. Para alcançar uma "avaliação cega por pares", na escolha dos pareceristas, os editores buscarão evitar possíveis conflitos de interesse. É possível acompanhar o índice de aceites de artigos, assim como de rejeições, para verificar a efetividade dos critérios exigidos dos autores.

As resenhas passarão por uma avaliação, realizada pelo editor ou membros do Conselho Editorial da revista, quanto ao tratamento da temática abordada, clareza da redação e concordância com as propostas da Revista Ágora. Para avaliação dos textos do dossiê, cada organizador montará, em conjunto com o Conselho Editorial, uma comissão que envolverá os organizadores, os conselheiros da revista e pareceristas ad hoc.

Periodicidade

Revista Ágora é um veículo de divulgação científica de periodicidade quadrimestral. 

Política de Acesso Livre

A Revista Ágora é uma revista de acesso aberto. Todos os trabalhos estão licenciados pela Creative Commons 4.0. Toda comunidade científica e acadêmica tem acesso sem restrições aos conteúdos; os trabalhos podem ser baixados, impressos, lidos, citados, tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares, publicação e distribuição ou disponibilização na internet. Link: Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Política de Direito de Autor

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY- SA e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.

Política de Detecção de Plágio

Os artigos submetidos passam por prévia avaliação de plágio no Turnitin. Se o texto contiver mais 15% de semelhanças, tirando as frases entre aspas e bibliografia, o artigo é recusado por não atingir a meta de originalidade do periódico.

Política de Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes que lhes permite gerar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração. 

Repositório Institucional

Todos os trabalhos devem ser depositados em um repositório institucional ou outro de escolha do autor sem embargo. A revista é credenciada no DIADORIM com o objetivo de disponibilizar ferramenta de armazenamento dos artigos.

Indexadores

O periódico Ágora submete-se constantemente aos indexadores nacionais e internacionais para a avaliação das práticas editoriais. Atualmente, recebeu aprovação de

1) catálogo 2.0 Latindex : rede de instituições que buscam disseminar informações sobre publicações científicas seriadas produzidas na Iberoamérica.

2) Diadorim verde: permite o armazenamento e acesso das versões pré-print e pós-print de um artigo. 

3) Sumários

4) Academic Res Copyrights

Cobrança de Taxas

Revista Ágora não cobra taxa de acesso ou submissão de artigos e resenhas, assim como não admite cobranças de seus leitores ou autores.

Direitos Autorais

Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma licença do CC BY-SA 4.0

Patrocinadores