v. 2 n. 2 (2021): Ondas Gravitacionais

					Visualizar v. 2 n. 2 (2021): Ondas Gravitacionais

Nesta edição dos Cadernos de Astronomia o tema ondas gravitacionais é abordado com destaque. A existência destas flutuações no tecido espaço-temporal é uma das predições mais importantes da teoria da relatividade geral, a moderna teoria da gravitação. Estas ondas são muito fracas e devido a isso, os esforços científicos e tecnológicos que possibilitaram a construção de um aparato capaz de detectar a passagem de uma onda gravitacional pela Terra constituem hoje um dos maiores feitos da ciência mundial. Conquista de extrema importância que justifica o prêmio Nobel de Física de 2017.

A organização da Seção Temática contou com o Editor Convidado Dr. Riccardo Sturani, pesquisador do Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro da colaboração científica LIGO (a primeira a detectar uma onda gravitacional), que também assina um dos artigos integrantes da seção. Mais seis cientistas, do Brasil e do exterior, colaboram com artigos sobre ondas gravitacionais, suas relações com a cosmologia, física de buracos negros, estrelas de nêutrons, e as diferentes formas de detecção.

Além disso, textos de divulgação científica, sobre a cosmologia de Gödel e a astroquímica, bem como artigos de pesquisa técnica e de ensino, artigos de trabalhos premiados na Mostra de Astronomia do ES e a tradução comentada do artigo seminal sobre a descoberta das cefeidas, contribuem para esse número dos Cadernos de Astronomia.

Publicado: 2021-08-05

Edição completa

Divulgação Científica, Ciência e Sociedade

Artigos

MAES - Trabalhos premiados