A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O VOCABULÁRIO NO APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Janaina Silva Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Elizama Oliveira
  • Luziene Teixeira

Resumo

O aprendizado da leitura necessita de habilidades específicas e um arsenal de competências necessárias no aprendizado da leitura e da escrita, as quais se interconectam e apresentam de forma mais ou menos intensa no ciclo da alfabetização. Muitos estudos têm sido realizados com o objetivo de verificar quais os maiores preditores (linguísticos, cognitivos) da leitura e da escrita. Dessa forma, o objetivo do estudo é analisar a relação da Consciência Fonológica e do Vocabulário com o aprendizado da leitura e da escrita nas séries iniciais. Participaram 22 crianças, do 1º ano do Ensino Fundamental, sendo 11 do sexo feminino e 11 do sexo masculino. A coleta realizou-se em duas etapas: em julho de 2015 foi a investigação da Consciência Fonológica e do Vocabulário e, na segunda, em 2016, foi a investigação da leitura e da escrita. Os resultados mostraram que houve correlação positiva e forte (r = 0,88) para os parâmetros assumidos entre as variáveis, Consciência Fonológica e total em leitura e escrita. Já a correlação entre as variáveis, Vocabulário e total em leitura e escrita, apresenta um escore positivo e fraco (r= 0,16) e sugere que ocorre influência fraca do vocabulário no desempenho em leitura e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários - UESB. Doutor em Letras - PUCRS. E-mail: roneiguaresi@uesb.edu.br.

Janaina Silva Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Psicóloga no Núcleo de Apoio a Saúde da família (NASF/ Ilhéus)/ Graduação em Psicologia – UFBA / Especialista em Neuropsicologia – UNIGRAD / Mestre em Linguística, área de concentração Dislexia, aquisição e aprendizado da escrita – UESB. E-mail: jannypsico@gmail.com.

Elizama Oliveira

Graduação em Psicologia – UFBA; Mestranda em Linguística – UESB (Bolsista FAPESB). E-mail: zamadiaspsic@gmail.com.

Luziene Teixeira

Graduação em Psicologia – UFBA; Especialista em Neuropsicologia – UNIGRAD; Psicóloga do CRAS- Marialda Gomes Matos-Mucugê. E-mail: luzineuropsicologagmail.com.

Downloads

Publicado

2017-09-18