UM ENCONTRO SEMIOLINGUÍSTICO E SEMIÓTICO: VERBO-VISUALIDADE E PATEMIZAÇÃO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

Autores

  • Rosane Santos Mauro Monnerat Universidade Federal Fluminense
  • Camila de Oliveira Groppo Lourenço Lima Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este trabalho, pautado principalmente na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, fundada por Patrick Charaudeau, propõe-se a verificar a construção do discurso publicitário, bem como os efeitos patêmicos que podem ser suscitados a partir dos recursos utilizados no anúncio a ser analisado, que fazem parte de uma campanha de divulgação de um novo serviço a ser prestado por uma instituição de ensino fluminense. Investiga-se, também, como as relações tecidas entre o verbal e o visual são responsáveis pela construção dos sentidos do texto. Para isso, recorreu-se a alguns estudos de Barthes (1990) acerca das relações entre palavra e imagem, assim como a conceitos da Semiótica Peirceana, segundo Santaella (2002 e 2012). A partir da análise dos aspectos verbais e não verbais e das relações entre eles, é possível observar os efeitos de sentido nessas publicidades brasileiras, que se revelam como um rico campo de análise linguístico-discursiva.

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Biografia do Autor

Rosane Santos Mauro Monnerat, Universidade Federal Fluminense

Rosane Santos Mauro Monnerat, professora Titular da Carreira do Magistério Superior, é Doutora em Letras Vernáculas – Língua Portuguesa -  pela UFRJ , com Pós-Doutorado em Estudos Linguísticos pela UFMG. È vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF, atuando na Graduação e, na Pós-Graduação, como integrante do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, mais especificamente, na Linha de Pesquisa “Teorias do texto, do discurso e da interação”. Desenvolve sua reflexão teórica na interface linguagem/mídia; linguagem e sociedade, interessando-se, sobretudo, pela construção de imagens sociais em diferentes gêneros textuais. Possui inúmeros trabalhos publicados nessas áreas de interesse, dentre os quais o livro A publicidade pelo avesso

Camila de Oliveira Groppo Lourenço Lima, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, Niterói / RJ, Brasil

Publicado

2018-08-02