LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DOS LIVROS DA COLEÇÃO EU GOSTO: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Claudia Tereza Sobrinho da Silva
  • Jamile Nayara Barros Rodrigues
  • Larissa de Jesus Monteiro

Resumo

A consciência fonológica tem sido bastante estudada ultimamente, já que a sua importância para o processo de alfabetização tem sido muito discutida. O objetivo do presente trabalho é verificar se foram propostas atividades nos livros didáticos da coleção Eu gosto (PASSOS; SILVA, 2014) que estimulem a consciência fonológica, permitindo ao aluno refletir sobre as palavras e os sons da língua de forma consciente. Para tanto, serão analisadas as atividades presentes nos livros didáticos de língua portuguesa Letramento e Alfabetização do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, da referida coleção, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2016). Buscamos responder a três questões gerais: são propostas atividades voltadas para o desenvolvimento das sub-habilidades de consciência fonológica? Que atividades são propostas para o desenvolvimento de habilidades envolvendo os níveis silábico, intrassilábico e fonológico? Como essas atividades de organizam, em termo de hierarquia, por entre os três primeiros anos do Ensino Fundamental 1? Os resultados obtidos com a investigação das atividades que estimulam a consciência fonológica nos livros didáticos em análise, levando em consideração a noção de níveis – Silábico, Intrassilábico e Fonêmico –, revelaram que, de um modo geral, podemos perceber que na série inicial o foco é a sílaba. No segundo ano, o nível mais explorado é o do fonema. Já no terceiro ano, o nível mais explorado volta a ser a sílaba, mas o foco são as regras ortográficas de separação silábica.

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Publicado

2019-01-09