GÊNERO TEATRAL NO CADERNO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA SOCIODISCURSIVA BAKHTIANIANA

Autores

  • Maria Aparecida Resende Ottoni Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Cleonice de Moraes Evangelista Leão Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Dalma Flávia Barros Guimarães de Souza Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Resumo

Este artigo tem o intuito de analisar uma aula relativa ao gênero teatro disponível no Caderno Educacional – material de apoio da rede estadual de educação de Goiás. Para tanto, discutimos alguns temas que se relacionam com os interesses da pesquisa, quais sejam: gêneros discursivos na perspectiva sociodiscursiva Bakhtiniana, o ensino destes gêneros nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Currículo Referência (2012) e Caderno Educacional (2013) ambos da rede estadual de educação de Goiás. Fizemos algumas considerações sobre a aula 12, referente ao gênero discursivo teatro; obedecendo, principalmente, aos pressupostos de Bakhtin (2003). Assim, verificamos que há uma tentativa de se considerar o gênero como objeto de ensino, porém, a referida aula apresentou diversas lacunas ao ensino do gênero proposto. De sorte que não desenvolve a competência discursiva dos alunos.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Resende Ottoni, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília - UNB. Docente do ILEEL (Instituto de Letras e Linguística) e do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora local do Mestrado em Profissional em Letras – PROLETRAS – UFU. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, cidottoni@gmail.com

Cleonice de Moraes Evangelista Leão, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestranda em Letras pelo Programa de Mestrado em Profissional em Letras – PROLETRAS –UFU. Professora de língua portuguesa e língua inglesa da rede pública estadual de ensino de Goiás - SEDUC. Rio Verde, Goiás, Brasil, cleoprojovem@hotmail.com

Dalma Flávia Barros Guimarães de Souza, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestranda em Letras pelo Programa de Mestrado em Profissional em Letras – PROLETRAS –UFU. Professora de língua portuguesa da rede pública estadual de ensino de Goiás - SEDUC. Rio Verde, Goiás, Brasil, dalmabarros2@hotmail.com

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Publicado

2015-07-14