Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

    Deve ser enviada juntamente com o artigo uma carta assinada digitalmente com o seguinte teor:

    Declaro para todos os fins que não submeto o artigo ora enviado à Revista Geografares a nenhuma outra revista.

    Cidade, país, Data

    Assinatura

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos) as instruções disponíveis foram seguidas.
  • Os autores devem estar cientes e concordarem com os princípios éticos e boas práticas estabelecidos pela Geografares. Isso é uma condição necessária para poder submeter os artigos à revista.

Diretrizes para Autores

Tradução em inglês dos artigos em português aprovados: Os autores que tiverem seus artigos aprovados pela revista podem providenciar, assumindo todos os custos atinentes, a tradução dos mesmos em inglês. Estas traduções devem ser efetuadas por tradutores indicados pela revista, estes últimos devem emitir um certificado de conformidade do artigo em inglês que o autor deve enviar para a revista juntamente com a tradução nos prazos indicados pelos editores da Geografares. Esta norma entra em vigor a partir de janeiro de 2021.

A revista não cobra qualquer  tipo de encargo para a submissão e eventual posterior publicação dos artigos

Todos os artigos, resenhas e notas, devem ser enviados sem nenhuma referência aos autores no corpo do texto ou no nome do arquivo e os artigos que não cumpriram as normas explicitadas abaixo serão recusados e deverão se adequar para serem apresentados.

Não serão aceitos artigos de alunos de graduação.

Não aceitaremos trabalhos oriundos de disciplinas.

Os autores não poderão publicar mais de um artigo a cada três anos na Revista Geografares.

Plágios e autoplágios (quando autores mudam alguns aspectos superficiais de textos já publicados em outros periódicos com os fins de republicá-lo) são evidentemente proibidos, se identificarmos algum artigo desse tipo os autores não poderão mais enviar artigos para a revista.

Todos os artigos deverão indicar na parte do cadastro dos autores de quais pesquisas são resultado (parcial ou final) e devem se referir, na página de cadastramento, ao Grupo de pesquisa e/ou os Laboratórios aos quais estão associadas as pesquisas, se recebem financiamentos para as mesmas ou ainda se são produto de dissertações de Mestrado e de teses de Doutorado. Artigos que não cumpram com essas normas serão recusados.

Os autores são obrigados a colocar no lugar apropriado o seu número do ORCID. ORCID é uma organização sem fins lucrativos ajudando a criar um mundo onde todos que participam de pesquisas, bolsas de estudo e inovações sejam identificados de forma única e conectados a seus contribuidores e afiliações, entre disciplinas, fronteiras e tempo. Para obter seu número de ORCID veja no link https://orcid.org/register 

Todos os autores dos artigos devem obrigatóriamente preencher sua biografia no Metadados. A biografia deve conter as informações da formação e as instituições em que em que os autores estão afiliados, bem como as pesquisas realizadas ou em curso de realização. 

Os títulos, resumos e palavras-chave em português, inglês e espanhol (e de maneira opcional em francês) devem ser obrigatoriamente preenchidos no Metadados quando da submissão dos artigos .

A Geografares é uma Revista de Geografia que dialoga com outras áreas, mas seu escopo é voltado para o debate sobre questões territoriais e espaciais, portanto os artigos devem ter como centro de reflexão essas categorias.  Artigos de outras áreas que não se conformem a esses imperativos serão recusados.

O tempo normal de avaliação de um artigo é de até 6 meses entre a recepção do artigo e a aprovação.

Recebemos artigos em português, espanhol e francês

I – ARTIGOS


A – Devem ter no máximo 10 mil palavras e com até 25 laudas em espaço 1,5, incluindo figuras (mapas, ilustrações, fo­tos, gráficos, etc.), tabelas, notas, referências bibliográficas e resumos, composto em word for windows, corpo 12, fonte Times New Roman.


B – Os artigos devem vir com correções de português devidamente realizadas. Recusaremos artigos que não cumpram essa exigência.


C – A primeira
página do artigo deve conter o título e subtítulo do trabalho (se houver). O texto indicativamente pode ser estruturado em introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. Claro, respeitando a particularidade dos diferentes tipos de pesquisa.


D – Os textos devem ser acompanhados de um resumo em português de no máximo 150 palavras e 3 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do trabalho. O mesmo resumo e palavras-chave devem ser apresentados em Inglês e Espanhol e devem ser devidamente revisados. Os resumos e palavras-chave devem vir no início do artigo logo após o título do mesmo. Abaixo do título do artigo em português devem vir os títulos em inglês e espanhol.


E – Fotos, desenhos, mapas, gráficos deverão aparecer no corpo do trabalho com a denomina­ção genérica de figura, numerada com algarismos arábicos. As tabelas também devem ser numeradas da mesma forma.

 

F - As notas de rodapé devem ser evitadas ao máximo e somente colocadas aquelas que forem realmente necessárias. Devem ser numeradas sequencialmente e ao longo do texto. Aceitaremos no máximo 10 notas de rodapé em cada artigo e cada nota não deve ter mais de 50 palavras.

G – As referências devem aparecer no final do trabalho, em ordem alfabética e devem seguir as normas da ABNT (trabalhos não seguindo as normas da ABNT serão recusa­dos). Os autores devem no livro de Normalização e Apresentação de Trabalhos Científicos e Acadêmicos publicado pela UFES no endereço:  http://www.t.ly/HnPd

A título de ilustração indicamos alguns exemplos de referências bibliográficas:


• Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Edição. Local: Editora, ano. Páginas ou volumes.


• Tese ou dissertação: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Ano. Páginas ou volu­mes. Tipo de trabalho (grau e área de concentração) – Unidade de ensino, Instituição onde o trabalho foi apresentado.


• Artigos em periódicos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Título do artigo. Título do Periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo, data.


• Trabalhos apresentados em eventos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Títu­lo do artigo. In: TÍTULO DO EVENTO, número, ano de realização e local de realização do evento. Título da publicação. Local : Editora, ano. Indicação da parte referenciada.


H – toda referência bibliográfica feita ao longo do texto deverá vir entre parênteses, indicando o SOBRENOME do autor, data da publicação e número da página. Ex: (GEORGE, 1973, p. 68)

 

II - ENTREVISTAS

A – Devem seguir as mesmas recomendações para artigos, acrescidas da data e local da entrevista e dados do entrevistado e deve se ter uma introdução indicando o interesse da publicação da entrevista.

B – Perguntas e respostas devem ser precedidas das iniciais do entrevistador e do entrevistado, respectivamente.

 

III - NOTAS


A – Para essa seção serão aceitos textos sobre eventos científicos realizados, relatos de traba­lhos de campo, comunicações sobre pesquisas em andamento, entre outras.

B – Devem seguir as mesmas recomendações para artigos.


IV - RESENHAS


A – Para essa seção serão aceitas resenhas informativas de obras (livro, capítulo de livro, revista especializada, artigo de revista especializada, teses e dissertações, entre outros) de interesse à ciência geográfica, acompanhadas ou não de apreciação crítica.

B – Devem seguir as mesmas recomendações para artigos.

C – Dados completos da obra resenhada devem ser enviados. Solicita-se também o envio de cópia em meio digital (com boa qualidade) da capa/página de rosto da obra resenhada.

 

V - PROPOSTA DE DOSSIÊ

A revista aceita propostas de dossiê temático. A proposta deve vir acompanhada do objetivo, justificativa e  descrever o interesse no dossiê. Deve ser indicado na proposta os responsáveis do dossiê que deverão efetuar a seleção dos artigos, a organização do número e efetuar uma apresentação do mesmo. Juntamente com a proposta do dossiê deve ser fornecida a lista dos pareceristas propostos. 

 

VI -  TRADUÇÕES

São aceitos propostas de traduções de textos importantes para o pensamento geográfico. As traduções devem vir acompanhadas, se for o caso, de autorização dos autores dos artigos originais.

Para maiores informações, entre em contato com os editores.

Artigos

Para o envio de artigos, deve-se seguir as seguintes normas:

A – Os artigos devem ter no máximo 25 laudas em espaço 1,5, incluindo figuras (mapas, ilustrações, fo­tos, gráficos, etc.), tabelas, notas, referências bibliográficas e resumos, composto em word for windows, corpo 12, fonte Times New Roman.


B – Os artigos devem vir com correções de português devidamente realizadas. Recusaremos artigos que não cumpram essa exigência.


C – O cabeçalho deve conter o título e subtítulo do trabalho (se houver). O texto deverá ser estruturado em introdução, desenvolvimento, considerações finais, referências bi­bliográficas.


D – Os textos devem ser acompanhados de um resumo em português de, no máximo, 600 caracteres e 3 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do trabalho. O mesmo resumo e palavras-chave devem ser apresentados em Inglês e Espanhol.


F – Fotos, desenhos, mapas, gráficos deverão aparecer no corpo do trabalho com a denomina­ção genérica de figura, numerada com algarismos arábicos. As tabelas também devem ser numeradas da mesma forma.

 

G - As notas devem ser evitadas ao máximo e somente colocadas aquelas que forem realmente necessárias. Devem ser numeradas sequencialmente.

 

H – As referências bibliográficas devem aparecer no final do trabalho, em ordem alfabética e devem seguir as normas da ABNT (trabalhos não seguindo as normas da ABNT serão recusa­dos). Abaixo, a título de ilustração, indicamos alguns exemplos de referências bibliográficas:


• Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Edição. Local: Editora, ano. Páginas ou volumes.


• Tese ou dissertação: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Ano. Páginas ou volu­mes. Tipo de trabalho (grau e área de concentração) – Unidade de ensino, Instituição onde o trabalho foi apresentado.


• Artigos em periódicos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Título do artigo. Título do Periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo, data.


• Trabalhos apresentados em eventos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Títu­lo do artigo. In: TÍTULO DO EVENTO, número, ano de realização e local de realização do evento. Título da publicação. Local : Editora, ano. Indicação da parte referenciada.


I – toda referência bibliográfica feita ao longo do texto deverá vir entre parênteses, indicando o sobrenome do autor, data da publicação e número da página. Ex: (George, 1973, p. 68)

 

Para mais informações visite a seção de normas ou entre em contato com os editores.

Entrevista

Para o envio de entrevistas, deve-se seguir as seguintes normas:

A – As entrevistas devem seguir as mesmas recomendações para artigos, acrescido da data e local da entrevista e dados do entrevistado.

B – Perguntas e respostas devem ser precedidas das iniciais do entrevistador e do entrevistado, respectivamente.

 

Para mais informações visite a seção de normas ou entre em contato com os editores.

Pareceristas da Edição

Pareceristas que realizaram as avaliações dos artigos da presente edição.

Traduções

Publicar traduções de textos relevantes na área da geografia e que são inéditos em português.

Notas de pesquisa

Essa seção se destina a publicar textos e notas técnicas preliminares sobre pesquisas em andamento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.