ESPAÇOS COMERCIAIS E PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO Mercados de abastecimento de Cuzco - Peru

Autores

  • Rita de Cássia Gregório de Andrade Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO30.26970

Palavras-chave:

Cuzco, espaços comerciais, mercados de abastecimento.

Resumo

Os mercados de abastecimento do Peru são elementos de resistência, em cidades que vêm se tornando lócus de novos espaços comerciais do neoliberalismo implantado nas últimas décadas, como shopping centers, hipermercados e supermercados. Temos por objetivos: 1) descrever e analisar os mercados de abastecimento da cidade de Cuzco, levando em conta sua localização, público consumidor e os bens e serviços que oferecem; 2) compreender a imbricação desses mercados com a cidade e a relação com os demais espaços comerciais, seja de competição ou de complementaridade. Os procedimentos metodológicos utilizados são levantamento bibliográfico, documental e trabalho de campo, no qual fizemos observações, levantamento fotográfico, entrevistas semiestruturadas e aplicamos questionários com os citadinos. Por fim, trabalhamos com a produção de representações gráficas e cartográficas. Os mercados de abastecimento de Cuzco destacam-se na produção do espaço urbano, em relação simultânea de concorrência e complementaridade com outros espaços comerciais. Verificamos relações de complementaridade em virtude da diferenciação de conteúdo, produtos e serviços ofertados, público consumidor e forma de sociabilidade. Apesar das mudanças recentes no estilo de vida dos cusquenhos e da inauguração de modernos espaços comerciais, os mercados de abastecimento continuam sendo frequentados para compras de alimentos, prestação de serviços e para refeições, como café da manhã e almoço. Eles estão instalados em localizações estratégicas da cidade, como no centro principal, no antigo centro dos distritos ou perto de vias importantes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Gregório de Andrade, Universidade Estadual Paulista

Pós-doutoranda em Geografia (UNESP), campus de Presidente Prudente (2019 - atual), Doutora em Geografia (2018) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente, Mestre em Geografia (2009) e Bacharel em Geografia (2005) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa. Professora da Graduação em Geografía y Medio Ambiente, da Pontificia Universidad Católica del Perú (2010 - 2013), na cidade de Lima, Peru. Integrande do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR) e da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (RECIME).

Downloads

Publicado

2020-07-08

Como Citar

ANDRADE, R. de C. G. de. ESPAÇOS COMERCIAIS E PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO Mercados de abastecimento de Cuzco - Peru. Geografares, [S. l.], v. 1, n. 30, p. 86–110, 2020. DOI: 10.7147/GEO30.26970. Disponível em: https://www.periodicos.ufes.br/geografares/article/view/26970. Acesso em: 16 jan. 2021.