(DES)ENCONTROS: OS SERTÕES (1902), DE EUCLIDES DA CUNHA, E A POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PNDR) DE 2003
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO30.28010Palavras-chave:
Geografia e Literatura, PNDR, modernização do território brasileiro.Resumo
Objetiva-se averiguar em que medida o imaginário sobre o Estado brasileiro presente no romance Os Sertões, de Euclides da Cunha, pode contribuir com a interpretação do discurso espacial presente na Política Nacional de Desenvolvimento Regional. A leitura do texto euclidiano “direcionou” a discussão sobre o papel do Estado brasileiro frente a dois pontos centrais: a integração do território nacional e a modernização dos costumes como das lógicas produtivas. O resultado dos (des)encontros é que o pensamento euclidiano, em Os Sertões, desde que respeitadas as singularidades históricas, permanece atual no documento da PNDR.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).