DIFERENCIAÇÃO ESPACIAL NA ESCALA INTRAURBANA: ANÁLISE DOS IMPACTOS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA CIDADE DE MOSSORÓ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO30.29258

Palavras-chave:

cidade média, mercado imobiliário e indústria da construção civil, diferenciação espacial

Resumo

Este artigo busca interpretar a diferenciação espacial na escala intraurbana, sem esquecer que para isso é preciso traduzir a divisão econômica e social do espaço, analisando processos, funções e formas-conteúdo a partir de padrões de uso do solo que definem zonas e setores centrais e periféricos na cidade. São selecionados elementos de validação empírica a partir de fenômenos materializados em Mossoró/RN, uma cidade média do Nordeste brasileiro, onde importante reestruturação urbana decorrente da expansão da indústria da construção civil, a partir dos anos 2000, redefiniu as dinâmicas econômicas que resultaram em transformações na ordem espacial tradicional. Foram investigadas as novas Geografias da cidade a partir dos mais recentes negócios imobiliários e seus impactos no tecido urbano, percebendo um mosaico das áreas sociais, identificadas a partir da combinação de atributos definidos por diferentes status socioeconômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Ricardo Silva Beserra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor, Mestre e graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UERN.

Edilson Pereira Júnior, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre e graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente/SP. Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Bolsista Produtividade CNPq nível 2.

Downloads

Publicado

2020-07-08

Como Citar

SILVA BESERRA, F. R.; PEREIRA JÚNIOR, E. DIFERENCIAÇÃO ESPACIAL NA ESCALA INTRAURBANA: ANÁLISE DOS IMPACTOS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA CIDADE DE MOSSORÓ: . Geografares, [S. l.], v. 1, n. 30, p. 111–132, 2020. DOI: 10.7147/GEO30.29258. Disponível em: https://www.periodicos.ufes.br/geografares/article/view/29258. Acesso em: 16 jan. 2021.