Panorama nacional de cooperação e integração do ensino, serviço e comunidade no âmbito da saúde: uma revisão integrativa da literatura

National panorama of cooperation and integration of education, service and community in the scope of health: an integrative literature review

Autores

  • Rafaela Lirio Sotero Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Randow de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0003-0170-6892

DOI:

https://doi.org/10.47456/hb.v2i1.32704

Palavras-chave:

Práticas Interdisciplinares. Pesquisa sobre Serviços de Saúde. Serviços de Integração Docente-Assistencial. Centros de Educação em Saúde da Área.

Resumo

A proposta de integração ensino-serviço comunidade entre a universidade e os serviços de saúde é o que favorece as experiências dos estudantes no processo formativo. Esse estudo tem por objetivo analisar na literatura atual, produções científicas acerca dos acordos de cooperação e integração ensino-serviço e comunidade no âmbito da saúde. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com princípios de análise bibliométrica. Foram encontrados 575 artigos nas bases de dados da Scielo e do Google acadêmico filtrados a partir da data de publicação da portaria nº 1.124 de 04 de agosto de 2015 que institui as diretrizes para integração ensino-serviço através da contratualização do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Serviço (COAPES), obtendo-se um total de 13 artigos. Os achados demonstram que se faz necessário que haja capilaridade por parte das instituições e das gestões de saúde para que haja um processo formalizado, adstrito e focado em potencializar a integração das redes de atenção à saúde com o ensino e a comunidade como vem propondo o contrato organizativo de ação pública ensino-serviço. 

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Publicado

28-04-2021

Edição

Seção

Ciências da Saúde