Ensino superior no Brasil: expansão e mercantilização na contemporaneidade

Autores

  • Ana Paula Ferreira Agapito Faculdades Integradas de Patos (FIP)

DOI:

https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n32p123-140

Resumo

A proposta metodológica adotada no artigo se apóia na perspectiva histórica e critíco-dialética. Segundo Marx (1996), a história é formada por continuidades e descontinuidades, onde as sociedades desenvolvidas são ponto de partida para entender as sociedades menos desenvolvidas, considerando as determinações sociais, econômicas, políticas e ideológicas que as interligam. O artigo objetiva compreender os determinantes da crise do capital e as saídas impostas em detrimento das políticas sociais. Entende-se que a política educacional brasileira, sobretudo no ensino superior, vem passando nas últimas décadas por um processo intenso de privatizações em detrimento dos direitos sociais e trabalhistas. Portanto, este artigo consiste num debate teórico que contribuirá para o desenvolvimento de futuras reflexões sobre as demandas contemporâneas para a política de educação no Brasil, em face da expansão e mercantilização do ensino superior.

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Biografia do Autor

Ana Paula Ferreira Agapito, Faculdades Integradas de Patos (FIP)

Mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Bacharel em Serviço Social e Especialista em Gestão e Controle Social de Políticas Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas de Patos (FIP).

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2017-02-26