MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL: A VIRADA DE 1979

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2019v19n38p11-23

Resumo

Nestes 40 anos do “Congresso da Virada”, resgatamos elementos do processo histórico da relação das organizações sindicais do Serviço Social com o movimento operário e popular e seu impacto para a ruptura com o conservadorismo na profissão simbolizada na “virada” de 1979.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Duriguetto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Assistente Social; Prof.ª. Titular da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Juliano Zancanelo Rezende, Universidade Federal de Juiz de Fora

Assistente Social; Mestrando em Serviço Social pelo PPGSS/UFJF (bolsista CAPES).

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABRAMIDES, Ma. B. C. “A organização político-sindical dos assistentes sociais: trajetória de lutas e desafios contemporâneos”. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 97, p. 85-108, out./dez. 2009.
______. e CABRAL, Ma.S.“A organização política do Serviço Social e o papel da CENEAS/ANAS na virada do Serviço Social brasileiro”. In: CFESS (Org.). 30 anos do Congresso da Virada. Brasília: CFESS, 2009.
______. O Novo Sindicalismo e o Serviço Social – Trajetória e processos de luta de uma categoria: 1978-1988. São Paulo: Cortez, 1995.
______. e DURIGUETTO, M. L. Movimentos Sociais e Serviço Social: uma relação necessária. São Paulo: Cortez, 2014.

ABREU, M. M. Serviço Social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. São Paulo: Cortez, 2002.
BRAVO, M. I. S. O significado político e profissional do Congresso da Virada para o Serviço Social brasileiro. Revista Serviço Social e Sociedade, nº 100. São Paulo: Cortez, 2009.
DURIGUETTO, Ma. L. e PAULA, L. G. P. “Serviço Social: organização profissional e relação com as organizações, movimentos e lutas dos trabalhadores” In COIMBRA, A, L. e DELGADO, L. Trabalho, democracia e movimentos sociais. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2017.
______. e MARRO, K. “Serviço Social, lutas e movimentos sociais: a atualidade de um legado histórico que alimenta os caminhos de ruptura com o conservadorismo”. In SILVA, Ma. L. O. Serviço Social no Brasil: história de resistências e de ruptura com o conservadorismo. São Paulo: Cortez, 2016.
FALCÃO, F. J. “Organizações revolucionárias no Brasil: Itinerários de integração à ordem”. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Abril, 2010.

IAMAMOTO, M. V. & CARVALHO, R. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. SP: Cortez, 1986.
______. “Serviço Social brasileiro e a articulação latino-americana. In: TEMPORALIS, Porto Alegre: nº 7, jan./jun. 2004.
SOUZA, L.E. In: CFESS (Org.). 30 anos do Congresso da Virada. Brasília, CFESS, 2009.
MARCONI, R. In: CFESS (Org.). 30 anos do Congresso da Virada. Brasília, CFESS, 2009.
MONTÃNO, C e DURIGUETTO, Ma. L. Estado, classe e movimento social. São Paulo: Cortez, 2010.
NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. São Paulo: Cortez, 1991.
______. “A construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea”. Capacitação em Serviço Social e Política Social – Módulo I: Crise Contemporânea, Questão Social e Serviço Social. Brasília: CFESS/ABEPSS/CEAD/ UNB, 1999.
______. “O movimento de reconceituação 40 anos depois”. Revista Serviço Social e Sociedade, nº 84. SP: Cortez, 2005.
______. “III CBAS: Algumas referências para a sua contextualização”. In: CFESS (Org.). 30 anos do Congresso da Virada. Brasília: CFESS, 2009.
PERES, Célia Fernandes Vilarinho. In: CFESS (Org.). 30 anos do Congresso da Virada. Brasília, CFESS, 2009.
PINHEIRO, M. In: CFESS (Org.). 30 anos do Congresso da Virada. Brasília, CFESS, 2009.
RAMOS, S. e SANTOS, S. M.M. “Projeto profissional e organização política do Serviço Social brasileiro: lições históricas e lutas contemporâneas”. In Serviço Social no Brasil: história de resistências e de ruptura com o conservadorismo. São Paulo: Cortez, 2016.

Downloads

Publicado

2019-12-19