Edições anteriores

  • Simbiótica
    v. 9 n. 3 (2022)

    Esta edição apresenta o Dossiê “Paisagens, imagens, escritas”, organizado pelos professores Drª Aline Trigueiro (UFES), Dr. Marcelo Lins (UERJ) e Dr. Marcus Alexandre Motta (UERJ).

    Desde a chamada inicial do dossiê, ecoavam algumas indagações: quais imagens e escritas uma paisagem pode reivindicar? Quanto (ou o quê) de escrita se estende em uma paisagem? De que matéria de paisagens são feitas as imagens? Ou, ainda, de que imagens se vestem as paisagens? Para as leitoras e os leitores a procura de respostas assertivas, adianta-se que não as encontrarão por aqui. Neste dossiê, em tudo há um pouco de declínio, de aquietação... Os detalhes são tomados nas pequenas coisas, nos percursos de cada escrita, na atenção ao ritmo da narração e nas suas passagens.

  • Simbiótica
    v. 9 n. 2 (2022)

    Esta edição apresenta o Dossiê “Raça, Ciência e Nação: ideias de pureza, mistura e degeneração”, organizado pela Dra. Carolina de Oliveira e Silva Cyrino (UFRGS), pela Dra. Pâmela Marconatto Marques (UFRGS) e pelo Dr. José Carlos Gomes dos Anjos (UFRGS).

    Esperamos que o presente número contribua para intensificar as reflexões sobre continuidades coloniais e desvios insurgentes, invenções e resistências anticoloniais no Brasil pós-abolição, oferecendo novos insumos para que esse debate se concretize como incontornável às ciências sociais produzidas aqui.

    Além do Dossiê, a presente edição é composta por trabalhos de temas livres.

  • Simbiótica
    v. 9 n. 1 (2022)

  • Simbiótica
    v. 8 n. 4 (2021)

  • Edição Especial Covid-19
    v. 8 n. 3 (2021)

    Orientados pelo otimismo que guardávamos há mais de um ano e que de certo modo soçobrou, buscamos resgatá-lo – no ato virtuoso de negar energicamente o pessimismo –, renovando uma série de questionamentos relacionados a algum dos mais importantes sistemas da sociedade. Assim, o título que propomos a esta segunda oportunidade de tratar da pandemia neste Dossiê é: As incertezas de um Pós-pandêmico: ainda resta oportunidade para uma saída virtuosa ao Brasil? Certamente que as contribuições aqui apresentadas em forma de entrevista e de artigos, fruto de investigações e/ou áreas de reflexões e de expertises dos/as pesquisadores/as colaboradores/as deste número – aos quais somos muito gratos –, buscam problematizar boa parte dos questionamento aqui levantados.

  • Simbiótica
    v. 8 n. 2 (2021)

  • Simbiótica
    v. 8 n. 1 (2021)

  • Simbiótica
    v. 7 n. 3, jul.-dez. (2020)

  • Simbiótica
    v. 7 n. 2, jan.-jun. (2020)

  • Edição Especial sobre a Covid-19
    v. 7 n. 1 (2020)

    “Talvez seja precipitado escrever sobre a pandemia de Covid-19... As ciências sociais são mais cautelosas e geralmente recomendam que tomemos o necessário e prudente distanciamento temporal dos fatos”. Estas são as primeiras e provocativas palavras dos organizadores da presente Edição Especial “Em tempos de pandemia: para um pós-epidêmico como oportunidade virtuosa”.

    Mas, os organizadores deste número também nos dizem que há necessidade de “reflexões sociais imediatas”. Certamente, este é o mérito e, ao mesmo tempo, o desafio da Edição que apresentamos aos nossos leitores. A Simbiótica, de espírito inquieto, não se omitiria no empenho conjunto de pensar a urgência do presente.

    Criamos, assim, uma oportunidade virtuosa que juntou os editores da revista aos professores Léo Peixoto Rodrigues (UFPel), Everton Garcia da Costa (IFSul) e Eduardo Rosa Guedes (UFPel), que vem a público com este belo dossiê que, agilmente, se mostrou capaz de articular um diálogo transnacional, em que um fenômeno de tal envergadura é lido sob lentes distintas.

  • Edição especial
    n. 4 (2013)

    Seis personagens à procura de um Teatro

1-25 de 27