Família e violações de direitos sociais no Sudeste do Pará

Autores

  • Cilene Sebastiana Braga Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Mayra Ferreira Soares Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22422/2238-1856.2017v17n34p253-272

Resumo

Este artigo pretende contribuir com algumas reflexões acerca da relação entre família e política social no que se refere às violações de direitos sociais. Para isso buscou-se levantar os principais conceitos e preocupações de autores sobre a temática relacionando-os com a concepção de família presente no quadro da Política de Assistência Social e evidenciar algumas empirias com base na apresentação de dados coletados a partir das demandas postas pelas famílias no âmbito da Assistência Social. A pesquisa vem sendo desenvolvida com base na teoria critica pautada no levantamento bibliográfico, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas realizadas na região do sudeste do Pará, onde se desenvolvem atividades de mineração. Consoante à realidade encontrada no campo foi possível observar que no âmbito das violações de direitos algumas temáticas destacaram-se, como a violência sexual, o trabalho infantil e questões chamadas de negligência. Diante disso, nota-se a forte responsabilização das famílias, principalmente das mulheres, pela situação de violência vivenciada por seus membros. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cilene Sebastiana Braga, Universidade Federal do Pará - UFPA

Especialista, Mestre e Doutora em Serviço Social, professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Pará. –UFPA. 

Mayra Ferreira Soares, Universidade Federal do Pará

Especialista e Mestranda em Serviço Social pela UniversidadeFederal do Pará - UFPA, e membro do grupo de estudos Trabalho Direitos Humanos e Seguridade Social –TRADHUSS da UFPA.

Referências

AZEVEDO, Maria; GUERRA, Viviane. Infância e Violência doméstica. Fronteiras do conhecimento. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BADINTER, Elizabeth. O Conflito: a mulher e a mãe. São Paulo: Ed. Record, 2011.

BEHRING, Elaine; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006.

BOSCHETTI, Ivanete. A política da seguridade social no Brasil. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ ABEPSS, 2009.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. 2013.

BRASIL. Política Nacional de Assistência Social, PNAS, 2004.

ESPING-ANDERSEN, Gosta; PALIER, Bruno. Los tres grandes retos del Estado del bienestar. Ariel Ciência Política: Barcelona, 2010.

MARX, Karl. Manuscrito econômico-filosófico de 1844. Lisboa: Avante, 1994.

______. O capital: a crítica à economia política. Tradução Reginaldo Sant' Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

MATOS, Vanessa Cristina Santos. Um estudo histórico das relações de gênero e classe. Revista Multidisciplinar da UNIESP, Saber Acadêmico, n.07, p. 57-73 Jun, 2009.

MINAYO, M. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópoles: Vozes, 2002.

MIOTO, Regina Célia Tamazo. Família e Assistência Social: subsídios para o debate do trabalho dos Assistentes Sociais. In: DUARTE, et al. (Org.). Família e famílias: práticas sociais e conversações contemporâneas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

MORENO, Luis. Ciudadanos precarios: la “ultima red” de protección social. Barcelona: Ariel, 2000.

MORGADO, Rosana. Famílias e Relação de gênero. Revista Praia Vermelha: Estudos de política e Teoria Social, n. 05, p. 190-215. Programa de Pós Graduação da Escola de Serviço Social da UFRJ, 2001.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. Publicação Universidade de Salvador: Educação e Sexualidade, 1992.

TOLEDO, Laisa Regina de Maio Campos de. A família contemporânea e a interface com as políticas públicas. Revista Ser Social. Brasília: UnB, n. 21, 2007.

Downloads

Publicado

2017-12-29