BRESSER-PEREIRA E O PACTO NEODESENVOLVIMENTISTA

Autores

  • Mariana Pfeifer Professora do Curso de Serviço Social da UFF de Rio das Ostras, atualmente em processo de transferência para a UFSC pela aprovação em concurso público.

DOI:

https://doi.org/10.22422/2238-1856.2013v13n26p11-36

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo analisar o Novo Desenvolvimentismo mediante o resgate do pensamento do economista Luis Carlos Bresser-Pereira. Identificou-se que sua proposta apresenta elementos que, lançados na sociedade brasileira do século XXI, entra na disputa hegemônica e busca construir um novo pacto social, que denomino de Pacto Neodesenvolvimentista. Segundo as estratégias de Bresser-Pereira, este pacto pressupõe a construção de um acordo nacional dirigidopelo segmento dos empresários industriais nacionais e firmado entreos diferentes segmentos de classe no país. Enquanto proposta político--econômica, o Novo Desenvolvimentismo apresenta um receituário que engloba, por um lado, um conjunto de recomendações micro emacroeconômicas, e por outro, uma estratégia ideopolítica assentada em concepções relativas ao mercado, Estado, sociedade civil, classes, globalização, entre outros conceitos que lhe dão sustentação teórica epolítica e que evidenciam a existência de uma nova ofensiva burguesano Brasil, agora alicerçada em outro bloco que disputa a direção da sociedade brasileira do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Pfeifer, Professora do Curso de Serviço Social da UFF de Rio das Ostras, atualmente em processo de transferência para a UFSC pela aprovação em concurso público.

Graduada e mestre em Serviço Social pela UFSC. Doutoranda em Educação pela UFPR em fase de conclusão.

Referências

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Retomada da revolução nacional e o novo desenvolvimentismo. In: Desenvolvimento e Crise no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2003.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O novo desenvolvimentismo e a ortodoxia convencional. São Paulo em Perspectiva. v.20, n.3, p.5- 24, jul/set, 2006a.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Estratégia Nacional e
Desenvolvimento. Revista de Economia Política. v.26, n.2 (102), p.203-230 abr/jun, 2006b.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Macroeconomia da estagnação: crítica a ortodoxia convencional no Brasil pós-1994. São Paulo: Editora 34, 2007.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Globalização e Competição: por que alguns países emergentes tem sucesso e outros não. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A macroeconomia estruturalista do desenvolvimento por trás do novo desenvolvimentismo. Disponível em <http://www.bresserpereira.org.br>. Publicado
em 11 jun 2010a. Acesso em 20 de agosto 2013.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Novo desenvolvimentismo: uma proposta para a economia do Brasil. Nueva Sociedad. Especial em português. Dez, 2010b.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Do antigo ao novo desenvolvimentismo
na América Latina. Texto para Discussão nº 274. São
Paulo: EESP/FGV, Nov. 2010c.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A taxa de câmbio no centro da teoria do desenvolvimento. Estudos Avançados. v. 26. n. 75. Mai/ago, 2012.


BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Nacionalismo e novo desenvolvimentismo. In: BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos (org.). O Que Esperar do Brasil? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

CASTELO, Rodrigo. O novo desenvolvimentismo e a decadência ideológica do pensamento econômico brasileiro. Serviço Social e Sociedade. n.112, p.613-636, out./dez., 2012.

CASTELO, Rodrigo. O social-liberalismo: auge e crise da supremacia burguesa na era neoliberal. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

GONÇALVES, Reinaldo. Novo desenvolvimentismo e Liberalismo Enraizado. Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n. 112, p. 637-671, out./dez., 2012.

MOTA, Ana Elizabete (Org). Desenvolvimentismo e construção de hegemonia: crescimento econômico e reprodução da desigualdade. São Paulo: Cortez, 2012.

SAMPAIO JUNIOR, Plínio Soares de Arruda. Desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo: tragédia e farsa. Serviço Social & Sociedade, n.112, v. 1, p. 672, out./dez., 2012.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-02-20