TRABALHO JUVENIL EM REDES DE FAST FOOD: IDEOLOGIA E EXPLORAÇÃO

Autores

  • Letícia Barros Palma da Rosa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22422/2238-1856.2014v14n28p173-192

Resumo

Este artigo tem o objetivo de indicar apontamentos iniciais no que concerne à discussão sobre experiências laborais juvenis, particularmente as dos jovens inseridos nas redes de fast food, e as relações de exploração presentes nesse segmento específico do setor de serviços. Para tanto, realiza um debate a respeito dos modelos produtivos adotados pelo capital na contemporaneidade e das formas de organização da produção que contribuem para a disseminação da ideologia dominante. Com base na dissertação Jovens trabalhadores das redes de fast food: experiência de trabalho e subjetividade – elaborada a partir de resultados de pesquisas bibliográfica e de campo –, constata-se que os valores difundidos pela rede McDonald’s são em grande parte incorporados pelos jovens, obscurecendo a exploração por eles vivenciada, e que a experiência do trabalho exaustivo restringe o desenvolvimento deles.

 

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Biografia do Autor

Letícia Barros Palma da Rosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Assistente Social formada pela Faculdade de Serviço Social da UFJF, mesma intituição pela qual é mestre. Doutoranda em Serviço Social pela PPGSS/UFRJ.

Referências

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Publicado

2014-11-30