Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Caderno Eletrônico de Ciências Sociais?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os autores deverão ter no mínimo o título de mestre. Caso os artigos sejam em coautoria, a exigência de titulação se refere apenas ao primeiro autor - os demais poderão ser graduandos, graduados ou mestrandos. 

Os artigos e resenhas devem ser enviados, por meio deste site, ao Caderno Eletrônico de Ciências Sociais , em formato DOC ou equivalente. A fim de garantir o anonimato, no momento da submissão do artigo deve-se enviar uma página à parte, contendo as seguintes informações: autoria, filiação institucional, qualificação acadêmica, endereço, telefone e endereço de e-mail.

Os artigos podem ser redigidos em português ou espanhol, devem ser inéditos e devem ser submetidos exclusivamente ao Cadecs durante o processo de avaliação. Poderão ter até 55 mil caracteres, contando os espaços e incluindo a bibliografia e as notas. Qualquer informação que permita identificar o autor deve ser excluída do artigo e enviada em arquivo à parte.

As resenhas devem ter de 10 a 15 mil caracteres, contando os espaços e as notas, e conter a referência completa do livro, além de título e de identificação do(a) autor(a) no final do texto (nome completo e filiação institucional).

Os livros resenhados devem ter sido lançados há no máximo dois anos, se publicação nacional, ou há no máximo três anos, se publicação estrangeira.

Os autores cujos textos forem aprovados para publicação deverão entregar a versão final do seu texto com as seguintes diretrizes:

Os artigos e ensaios deverão ser obrigatoriamente acompanhados: (a) de um resumo, com versões em inglês e em português, de cerca de vinte linhas, que sintetize o tema discutido e as principais conclusões; (b) de título em inglês e português; (c) de uma relação de até cinco palavras-chave, em inglês e português, para efeito de indexação bibliográfica.

Os quadros, mapas, imagens e tabelas etc. quando houver, deverão estar incluídos no texto, nos lugares devidos.

Os quadros, gráficos e tabelas deverão estar em formato editável no word.

As referências bibliográficas utilizadas deverão ser apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas:

Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado). ano. título em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação : nome da editora.

Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado). ano. Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação : nome da editora.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado). ano. Título do artigo. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, período da publicação.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). ano. título em itálico. Local. Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado) (Grau acadêmico e área de estudos). Instituição em que foi apresentada.

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). (ano). título em itálico. Disponível em: [endereço de acesso]. [data de acesso].

Solicita-se observar rigorosamente a seqüência e a pontuação indicadas.

As referências a autores no decorrer do artigo devem subordinar-se ao seguinte esquema: (SOBRENOME DE AUTOR, data) ou (SOBRENOME DE AUTOR, data, página). Ex.: (GIDDENS, 1996) ou (GIDDENS, 1996, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (ELIAS, 1989a), (ELIAS, 1989b).

As notas de rodapé deverão ser de natureza substantiva, limitadas ao mínimo indispensável e indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista brasileira ou em língua portuguesa.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

O Caderno Eletrônico de Ciências Sociais detém os direitos autorais dos artigos nele publicados mediante submissão dos autores .

O envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais ao Cadecs.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.