Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Olhares da História?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os textos submetidos à revista Olhares da História deverão ser digitados em Word for Windows, fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, formato A4, margens 2,5 para todos os valores. As notas serão expostas em rodapé, explicitamente de caráter explicativo. Os artigos terão o número mínimo de 10 laudas e o máxim0 de 18, já incluindo as referências bibliográficas. Já as resenhas terão no mínimo 2 laudas e no máximo 8.

Tanto a revisão técnica quanto gramatical e ortográfica é de responsabilidade do próprio autor. Portanto, a ausência de revisão detectada pelo Conselho Consultivo poderá ser motivo de desqualificação do texto pelo avaliador.

Palavras em outros idiomas, títulos de obras e grifos devem utilizar o recurso itálico, evitando-se assim o uso do negrito. Citações no corpo do texto devem ser digitadas somente entre aspas, jamais em itálico. Citações a partir de 4 linhas devem compor um novo parágrafo, com recuo de 4 cm à direita e fonte Times New Roman 11, espaçamento simples.

Figuras, mapas, fotos, e qualquer ilustração deverão ser inseridas no corpo do próprio texto, contendo sempre acima da mesma o seu título e abaixo sua referência.

Todos os textos deverão conter os dados do autor, logo após o nome do mesmo, em nota de rodapé. É de suma importância destacar a titulação, instituição a qual se encontra filiado, título da pesquisa em andamento, órgão financiador, caso possua, e endereço de e-mail.

O título será disposto em tamanho 14, centralizado e negrito, abaixo deve constar o nome do autor. Subsequentemente, um resumo informativo em português, palavras-chave (de 3 a 5), abstract e keywords serão redigidos obrigatoriamente, segundo às normas da revista.

As remissões bibliográficas serão feitas no corpo do próprio texto, contendo o nome do autor seguido da data de publicação da obra e do número da página, separados por vírgulas, como se segue:

“De fato, o casamento romanto era um ato privado, um fato que nenhum poder público precisava sancionar” (VEYNE, 2008, p. 190).
“Segundo Huizinga (2001, p. 19), durante todo o período de sua existência, os jogos helênicos permaneceram intimamente ligados à religião".

As referências bibliográficas deverão vir no final do artigo, em ordem alfabética, dispostas do seguinte modo:

Documentação primária:

AGOSTINHO. A Cidade de Deus. 2ª ed. Tradução, prefácio, notas biográficas e transcrições de J. Dias Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995. v. 3

Obras de apoio:

BAKHTIN. Michail. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está digitado em Word for Windows, fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, formato A4, margens 2,5 para todos os valores. As notas serão expostas em rodapé, explicitamente de caráter explicativo. O artigo possui entre 10 e 18 páginas, já incluindo as referências bibliográficas. Em caso de resenha, o mínimo será 2 laudas e o máximo 8.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.